A saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo. A saúde bem como é a ausência de doença ou enfermidade. A Organização Mundial da Saúde utiliza muitas definições diferentes pra reproduzir a saúde. A Organização Mundial da Saúde define a saúde como a perícia de um indivíduo de viver uma existência completa e ativa, livre de sofrer de cada doença ou enfermidade.
Canguilhem
Em Canguilhem para a saúde, o autor exibe as idéias de normatividade e competência biológicas e desafia o dogma positivista do estado do mundo. Ele mostra que as noções de saúde e doenças não são mutuamente exclusivas e não são redutíveis pra determinações quantitativas.
Modelo Biopsicossocial
O paradigma biopsicossocial de saúde é uma estrutura conceitual para entender a saúde e a doença. Ele incorpora numerosas facetas da saúde, incluindo fatores psicológicos e sociais, que são capazes de influenciar o início e a progressão da doença. É baseado no serviço de George L. Engel, psiquiatra da Instituição de Rochester em Nova York, que propôs o padrão em um post de 1977 em ciências. O modelo é uma mudança da abordagem biomédica clássica, que se concentra pela investigação e intervenção de processos patológicos no grau de órgão e tecido.
Explicação de Canguilhem
A definição de saúde de Canguilhem enfatiza um método dinâmico no qual alguém atinge um estado de saúde e bem-estar. Abrange as dimensões físicas, mentais e sociais da existência e coloca o sujeito em uma posição de autodeterminação. Assim como coloca o médico em um papel de parceria com o paciente.
Hipótese da salutogênese de Canguilhem
A teoria da salutogênese é um movimento acadêmico no qual a saúde é entendida como um fenômeno complexo e multidimensional. Ele tem suas raízes pela filosofia de Aristóteles e na Constituição da Organização Mundial da Saúde, que declara que a saúde é mais do que falta de doença. Também cresceu de uma crítica à médico da existência e do campo da epidemiologia social, que há bastante tempo enfatiza a importância do contexto social na determinação da saúde.
A hipótese do individualismo de Canguilhem
A hipótese da saúde individual de Canguilhem é uma infraestrutura conceitual que enfatiza a conexão entre os seres vivos e seu lugar. O lugar que eles habitam não é um absoluto dado; É bem como um produto de tua constituição. Pela visão de Canguilhem, o meio apropriado pro homem é um “mundo da sabedoria, um campo de experiência pragmática e um conjunto de equipamentos que suportam a particularidade”.
A teoria de Canguilhem
A teoria de saúde e doença de Canguilhem é uma contribuição valiosa para a filosofia da medicina. Ele argumenta a gravidade da medicina conceitual, o modo pelo qual os dados se tornam teorias e aplicações práticas são encontradas. Canguilhem assim como defende a importância de assimilar a evolução do discernimento médico e como passamos a montar programas de tratamento eficazes. Seu trabalho tem sido influente em antropologia, história, filosofia e bioética.