Determinantes da saúde

A saúde é o estado de bem-estar físico, mental e social completo. É assim como a falta de doença ou enfermidade. Existem algumas definições diferentes de saúde. A Organização Mundial da Saúde usa uma explicação holística e adiciona todos os três determinantes. Nesse artigo, discutiremos os diferentes determinantes da saúde e como eles afetam a saúde.

Determinantes sociais da saúde

Os determinantes sociais da saúde são um conjunto de fatores econômicos e sociais que provocam a saúde de um sujeito. Esses fatores adicionam status econômico, desempenho educacional e acesso aos cuidados de saúde. Identificar estes fatores e tomar medidas para resolvê -los podes fazer uma imenso diferença para a saúde geral de um cidadão.

Os determinantes sociais estão afetando a saúde das pessoas de várias maneiras, pela forma como são tratadas no lugar de serviço para os ambientes públicos onde vivem. Eles também afetam o humor e a auto-estima das pessoas. Tendo como exemplo, um lugar lotado pode ser perigoso à saúde dos indivíduos. Ademais, viver em um bairro inseguro podes afetar negativamente o estado mental de alguém, deste jeito, aproximar-se esses fatores é fundamental.

O choque desses fatores não é sentido identicamente por todos. Estes fatores normalmente estão ligados e podem afetar tudo, desde o acesso a alimentos saudáveis ​​a vagas de trabalho. Afinal de contas, essa distribuição desigual de determinantes sociais resulta em desigualdade de saúde entre diferentes grupos populacionais. Essas diferenças podem persistir por gerações e até levar a desigualdades de saúde com base em raça ou etnia.

Determinantes físicos da saúde

Os determinantes sociais e físicos da saúde são conceitos que fornecem métricas pra avaliar programas de saúde. Estudos mostraram que existem muitas disparidades na saúde entre diferentes grupos. Eles também conseguem ajudar a identificar fatores que podem suprimir ou impossibilitar certas condições e resultados de saúde. Várias organizações direcionaram determinantes específicos para a promoção da saúde.

Os determinantes sociais da saúde incluem fatores socioculturais e ambientais. Estes fatores têm um extenso embate em uma ampla gama de resultados e riscos de saúde. Eles acrescentam fatores como engajamento social e segurança da comunidade. A característica de existência bem como desempenha um papel pela explicação da saúde. Esse entendimento pode acudir a desenvolver intervenções que abordem estes fatores.

Os resultados de saúde são influenciados por uma diversidade de determinantes sociais e físicos, incluindo status socioeconômico, educação e acesso a serviços de saúde. Os determinantes sociais têm um embate maior pela saúde do que cada um importante por conta própria. Por exemplo, aqueles que vivem pela pobreza têm mais desafios em consequência a barreiras aos cuidados de saúde, residência e emprego.

Determinantes comportamentais da saúde

Os determinantes comportamentais da saúde incluem fatores socioeconômicos e ambientais que afetam a saúde de uma pessoa. A saúde pública se concentra em aperfeiçoar a saúde das populações, melhorando os apoios sociais e promovendo estilos de vida saudáveis. A título de exemplo, a atividade física e o sono regular contribuem para a saúde física e mental geral. A falta de sono está associada ao acrescento do traço de desenvolver doenças.

Apesar de que não haja causas únicas de doença, os determinantes sociais e comportamentais da saúde são altamente influentes em influenciar a saúde de uma população. Esses fatores afetam o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde. Uma forma de mensurar a saúde de uma comunidade é observar pro padrão de ranking de saúde do condado. Isso mostra como a saúde é afetada por fatores socioeconômicos, do mesmo jeito que raça, educação e outros fatores.

Uma procura recente constatou que dois terços dos médicos usam um sistema computadorizado pra registrar determinantes sociais da saúde. Os fatores sociais incluem emprego, educação e tema da comunidade. Também, 3 quartos dos médicos registraram dados sobre isto determinantes comportamentais da saúde.